quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Novas batalhas!

Olá caros amigos... já lá vai algum tempo desde o último post.
O nosso Miguel está um menino fantástico.
Está enorme e muito esperto.
Infelizmente está com a Varicela, mas segundo sempre ouvi dizer: mais vale em pequenino do que em adulto.
As "malditas" otites têm sido mais que muitas,aliás, não me lembro de um mês em que ele não tenha uma, chegando até a ter duas otites no mesmo mês. É desesperante ver o nosso menino constantemente doente e com dores nos ouvidos, que toda a gente sabe que são horríveis.
Em Setembro começou as sessões de Terapia de Fala com a Sr.ª Dr.ª Helena Vilarinho, no Hospital de São João. Apesar do transtorno causado pela distância e também pelos horários, é com imenso orgulho que vejo o meu filhote a melhorar de dia para dia. Fico todo babado quando a Dr.ª Helena elogia a sua evolução. É com toda a confiança na Dr. Helena que antevejo um tratamento com muito bons resultados, uma vez que neste pouco tempo, são notórias as melhorias na fala do Miguel José. Até no infantário foram constatadas melhorias, principalmente no diz respeito ao som anasalado.
Tal como todas as crianças, anda excitadíssimo com o Natal (desde que não haja Pai Natal).
Assim me despeço com a promessa de mais novidades acerca do nosso herói.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olá caros amigos.

Cá estou eu para vos dar notícias do nosso herói.
Este ano, as nossas férias foram dividas entre alguns dias com amigos na linda praia de Vila Praia de Âncora, e os restantes em Viseu. O Miguelinho divertiu-se imenso.
Mas primeiro ainda fomos a Coimbra visitar a Dona Armanda (mãe da Mizé) que ali se encontra internada e onde heroicamente está a vencer um cancro de mama.
Neste dia aproveitámos para ir com o Miguel ao Portugal dos Pequenitos. Ele simplesmente adorou. É realmente um espaço notável que nos provoca agora um sentimento estranho... há alguns anos atrás eram os nossos pais quem nos levavam ali e agora... o tempo passa mesmo muito depressa.
Para não variar, o nosso bebé foi "atacado" por uma otite, mas graças a Deus muito ligeira.
Já em Vila Praia de Âncora, fartou-se de dar mergulhinhos com o amigo Gonçalo no rio que ali desagua, o rio Âncora. Nem a baixa temperatura o fazia sair da água. Os nossos amigos são muito divertidos e são sempre muito bons os momentos que passamos todos juntos.
Em Viseu, foi mais do mesmo. Os mergulhinhos foram mais que muitos na piscina do tio Zézinho. Para além disso, o Miguelinho divertiu-se imenso nos afazeres agrícolas; brincou com as cabritinhas do tio "TÓ" que tinham acabado de nascer e às quais chamou de "Ruca" e "Rozita"; foram muitas as voltas que andámos na nossa motorizada e todos os dias de manhã tínhamos que ir beber um "suminho" a uma estação de serviço ali perto; também passeámos muito e até deu para darmos uma voltinha no "funicular" em Viseu. Antes de acabarem as férias, ainda fomos à Feira de S. Mateus, que este ano está ainda mais animada. O Miguelinho gastou todas as "poupanças" que tinha feito já para gastar nos carroceis da Feira.
Tal como todas as férias, souberam a pouco e acabaram com a festa de aniversário da "Bibinhas" que fez cinco aninhos.
Em Setembro, vão começar as sessões de terapia da fala do nosso bebé. Apesar de ele falar correctamente, o som nota-se cada vez mais anasalado, apesar de todos os exercícios feitos em casa. Fico muito mais descansado por saber que ele vai ser seguido pela Dr.ª Helena, pessoa por quem a Mizé tem uma grande admiração, dada a disponibilidade e atenção que sempre demonstrou para com o Miguelinho. A nossa preocupação maior continua a ser e será sempre a hidrocefalia. Esta semana o Miguel tem consulta com o Dr. Josué (Neurologista) e estas alturas são sempre de grande ansiedade para mim pois estou sempre com medo de receber más notícias.
Depois da consulta dou-vos as novidades.
Até lá tudo bom para vocês.
Um abraço.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pai babado... parabéns filhote!!

Olá a todos.
O nosso herói fez no passado dia cinco três aninhos. Era vê-lo felicíssimo na sua festa de anos. Só foi pena a chuva que nos obrigou a fazer a festinha dentro de casa, mas ainda assim ele divertiu-se muito com os primos e amigos.
O nosso filho está um homenzinho. Na última consulta no Hospital de S. João, a sr.ª enfermeira mediu-o mais do que uma vez pois nem estava a acreditar na altura dele. Graças a Deus o desenvolvimento Psico-motor é proporcional ao tamanho.
Apesar daquela nuvem tenebrosa que paira constantemente por cima das nossas cabeças, que é o medo de se darem complicações com o"shunt" na cabecinha do Miguel, não sei descrever a felicidade que sinto ao olhar para o meu bebé e ver na criança fantástica que ele se tornou. É de uma meiguice que nunca vi, mas também tão teimoso, tão teimoso, que já me apareceram mais mil cabelos brancos. As otites têm sido mais que muitas, mas é com grande valentia que o Miguel José as tem ultrapassado.
Um abraço para todos os que nos visitam e muitos beijinhos para todas as crianças com FLP.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Pai babado - Fala pelos cotovelos!!!

Olá caros amigos!
Cá estou eu para vos dar notícias do nosso menino.
O Miguel José está enorme. É um poço de energia. Tem uma personalidade muito forte e bem vincada... o seu comportamento é igual tanto em casa como na creche. É muito refilão, mas também muito carinhoso e simpático (tal como a mãe). É um fala-barato... "O que é isso?" e "porquê?" são as frases que mais prenuncia. É que não se cala um segundo (tal como a mãe)!!!
Tal como já aqui havia escrito, o som das palavras é um pouco anasalado e temos que estar sempre a insistir com ele para não falar pelo nariz. Felizmente tem resultado.
As otites têm sido uma constante... é muito triste vermos o nosso bebé constantemente a sofrer com dores de ouvidos.
Recentemente pregou-nos um valente susto. Quando o fomos buscar à creche estava a coxear. Como não se tinha magoado, ficámos muito preocupados. Passaram-me logo mil e uma razões pela cabeça. Fomos de imediato com ele ao hospital e acabaram por lhe diagnosticar uma pequena infecção na anca, ao que parece, vulgar em crianças. Que alívio.
Há algum tempo fui contactado por um casal que acabara de ter conhecimento de que iam ser pais de uma criança com FLP bilateral. Tal como havia acontecido connosco, estavam cheios de dúvidas e para a gravar a situação foram bombardeados com muita informação errada acerca do bebé, nomeadamente com outras má-formações de que o bebé supostamente seria portador, que graças a Deus não se vieram a confirmar. Apesar de toda as dificuldades e de uma gravidez muito atribulada, veio ao mundo mais um herói... o António, filho da Susana e do Paulo.
Durante as conversas que ia mantendo com este casal após o nascimento do António, fui-me apercebendo que, infelizmente, o HSJ do Porto é o único hospital com uma equipa devidamente preparada para tratar de crianças com FLP. Os relatos que a Susana me fazia das consultas no Hospital onde se deslocava com o António, não coincidiam em nada com aquilo a que me tinha habituado com o Miguelito. Ela ficava sempre muito angustiada e com muitas dúvidas no final das consultas.
Apesar de residirem em Beja, deslocaram-se recentemente ao São João do Porto, para que o nosso caro Dr. Bessa observa-se o António. Ficaram encantados com o Doutor e o discurso da Susana e do Paulo é agora de confiança. O António vai ser operado em Maio e os papás já estão com saudades das "rachinhas".
Para estes papás que, apesar de todas as dificuldades, estão a lutar pelo melhor para o seu filhote, um grande abraço e muitos beijinhos para o António.
Um beijinho muito especial para a minha sogra (D. Armanda), por quem o Miguel José nutre um carinho muito especial e que está a ultrapassar uma fase tão difícil de forma exemplar.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Visita ao nosso caro amigo Dr. Bessa

Ontem, foi dia de consulta de cirurgia pediátrica.
Fomos ao HPP, local onde o Dr. Bessa dá consultas, à chegada o Miguelito deu um grande abraço de amigalhaço ao Dr. Bessa, seguidamente conversaram um bocadinho, onde o Dr. disse que ele falava bem e que em geral estava muito bem.
Mas a nossa exigência como pais diz que o Miguel por vezes é preguiçoso e que deixa sair o som anasalado, nesses momentos dizemos para falar pelo boca e não pelo nariz, pois não entendemos o que diz, deste modo ele aprende a auto corrigir-se.
No entanto, vou entrar em contacto com a Dra. Helena Vilarinho para observar o Miguel.
Conversámos sobre as próximas cirurgias que agora dependerão do evoluir da dentição e da opinião do Ortodontista.
Desde sempre mostramos fotos ao Miguel de quando ele ainda tinha as rachinhas, mas ele nunca tinha prestado atenção, até à semana anterior, quando o pai estava com ele a ver fotos e lhe explicava como é nosso hábito, como ele era antes da operação.
Agora ele já diz que tinha umas rachinhas e que foi o Dr. Bessa que as tirou.

Correu tudo bem foi um prazer conversar com o Dr. Bessa, mais uma vez um obrigado por tudo.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011









Olá caros visitantes.

Sei que já se devem ter interrogado, sobre o motivo da nossa ausência.

Como já vos disse gosto mais de falar do que escrever, mas como isso não é possível, vão passando os dias e fica sempre adiado. Não é que não me lembre dos nossos amigos, que com tanto carinho seguem o crescimento d nosso filhote.

O meu Herói está muito bem e cada vez maior, cada dia que passa surpreende-me com as suas saídas engraçadas, apanha tudo o que nós dizemos e depois reproduz.

A sua teimosia cresce com ele, tem uma personalidade vincada, segundo o pai :- És mesmo como a tua mãe... hahahahha!!!!!!

E eu, claro, fico toda orgulhosa, mas não é nada fácil lidar com tal teimosia, quer dizer sempre com a última palavra.

Fomos ao Neurologista e está tudo bem, as otites é que não dão tréguas é todo o Inverno a tomar antibiótico.

Com este frio o meu tractorista nem pode gozar-se do presente do Pai Natal, anda maluco com o tractor, só quer lenha para colocar no reboque e andar pelas ruas de Carcavelos (casa dos meus pais) a espalhar charme, em cima do seu novo veículo.

Adora ir para Carcavelos e passa a semana a perguntar:- Quando vamos para casa da Vózinha?

Por ele ficávamos lá, por ele e por nós, mas a vida prega-nos partidas e afasta-nos de quem tanto gostamos, ainda há quem diga que a vida de professor é fácil.

Mesmo nos momentos em que precisam de nós temos de estar longe, digo isto pois a minha querida mãe está a passar uma fase muito difícil, por motivos de saúde, adorava estar perto dela para a poder apoiar.

Sempre soube que a minha mãe é uma grande mulher, mas está a dar-nos uma grande lição de vida, com tanta força, sempre com um sorriso nos lábios.

Aproveito para dizer à minha mãe que está sempre presente nos nossos corações e que esta é uma fase muito difícil, mas que vai ser ultrapassada com heroísmo, pois uma grande mulher não se deixa vencer por nada.

Mãe é a maior. Amamo-la muito...força...








Template by : kendhin x-template.blogspot.com