quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cada um nasce para o que nasce!

Olá a todos.
Estou a escrever este texto não pelos melhores motivos, mas gostaria de partilhar convosco a minha tristeza e indignação do modo como o Miguel hoje estava a ser tratado no Hospital São João.
Tal como é hábito fomos mais uma vez a uma consulta, desta vez de Neurologia, mas anteriormente o Miguel foi fazer um RX para verificar se o Shunt está bem regulado, pois como já referi anteriormente ao fazer a Ressonância Magnética pode ter desregulado.
Como é normal o Miguel tem muito medo "das batas brancas" e de tudo o que envolve as mesmas, como tal ao entrar na sala onde se iria realizar o RX começou logo a chorar, tentei acalma- lo mostrando -lhe os brinquedos que ali estavam, mas a única coisa que consegui foi um sorriso nervoso.
Ao deita-lo na maca as coisas pioraram bastante e com a insistência da técnica que ele não podia mexer- se nem chorar para realizar o exame, as coisas em vez de melhorarem pioravam, pois tive de agarrar o Miguel para ver se conseguia fazer o exame, mas em vão pois ele tem tanto medo que fica com imensa força.
A técnica mostrava impaciência atravez de gestos, modo e tom de voz que usava, eu estava cada vez mais nervosa. Chamou então um Auxiliar para ajudar a segurar o Miguel, claro que ele chorava cada vez mais e aqui as coisas pioraram muito, pois a técnica insistia com o Senhor para agarrrar o Miguel com força e cada vez que esta dizia:- Tem de ser com força, força...agarrem com força.
Eu passei de nervosa a furiosa e perguntei à senhora se sabia que o Miguel só tem 16 meses e esta replicou que sim, eu disse-lhe uma serie de verdades e desabafos num tom de voz que mostrou bem a minha indignação, disse-lhe que não iria fazer o exame ao Miguel uma vez que esta mostrava ser bastante desumana. Fiquei tão nervosa que as lágrimas corriam pelo meu rosto e todo o meu corpo tremia como se estivesse no Polo Norte.
O Senhor Auxiliar acompanhou -me ao corredor tentando acalmar-me, pois via o estado em que me encontrava com o Miguel ao colo.
Supostamente esta Senhora, se assim a posso chamar, deveria ter outra sensibilidade para lidar com crianças e sabendo que o Miguel já tinha sido submetido a cirurgias devia entender o pânico deste.
Tenho muita pena que isto tivesse acontecido, pois sempre fui bem tratada no HSJ e estou habituada a profissionais humanos, o Senhor Auxiliar revelou ser mais sensível que a técnica o que não deveria acontecer, mas infelizmente as pessoas são colocadas através de papeis sem se verificar a sua aptidão para lidar com pessoas e especialmente com crianças.
Já bem basta por tudo o que o Miguel tem passado e tem de passar e ainda por cima aparece uma pessoa à frente que piora as coisa!!
Estou farta de ver o Miguel sofrer e consequentemente de sofrer com ele são as cirurgias, os exames, observações por parte dos médicos e todas as rotinas que envolvem o hospital, como tal não podia permitir que fizessem sofrer ainda mais o Miguel.
Sei que o exame tem de ser feito, mas não daquela maneira e muito menos naquele local.
Não saí do hospital sem ir falar com a Directora do serviço, que me recebeu muito bem e disse que iria ver o que se passou.
Acho que as pessoas reclamam pouco os seus direitos o que faz com que as coisas que estão mal continuem mal e consequentemente piorem. Se eu antes já era refilona, então desde que o Miguel nasceu, saiam da frente, se mexem com ele viro fera e mostro as garras.
O Miguel é tudo para mim e no que depender de mim não o vou deixar sofrer.
Sei que nem toda a gente trabalha naquilo para que tem vocação, mas pelo menos devem esforçar -se para o fazer bem, como o povo diz " cada um nasce para o que nasce"
Amo-te muito meu filho.

1 comentários:

vania disse...

ola mize como eu te entendo cada palavra que aqui escrevete e verdade sim senhora eu ja passei tb pela situaçao inclusive cheguei a relvoltar e ai sim mudam de atitude completamente ..ah profissionais medicos enfermeiras auxiliares conscientes e ah os insensiveis ...para trabalhar na saude tem de haver simpatia paciencia e tranquiladade seja em situaçao for mas deixa la o que vale e que ele sente o reconforto nos teus braços e ai ele sosega ...

força amiga

bjinhos p vces

Template by : kendhin x-template.blogspot.com